Depois do Manobras e do Locomotiva, o Centro Histórico do Porto volta a ser o território de intervenção e inspiração para um novo programa de dinamização cultural promovido pela PortoLazer.
O projeto Alumia consiste na concretização de instalações físicas que privilegiem a transformação da visita noturna ao património classificado. O projeto terá a luz como principal ferramenta de exploração, revelação e transformação do património. Venham espreitá-lo, contemplá-lo sob um novo prisma, um novo olhar, uma nova luz.
Toda a informação em:
http://www.facebook.com/Alumia-347445378947693
http://alumia.eu
Instalação 3 @ Clérigos: EVERY WALL IS A STATEMENT by Tiago Casanova
Every Wall is a Statement inspira-se no contexto do património edificado, entretanto desaparecido, do local em que se insere, reconhecendo a Muralha Fernandina que terá pautado até 1787 a zona dos Clérigos.
Instalação 2 @ Largo do Amor de Perdição: ECLIPSE by FAHR 021.3
Trata-se de uma peça com nove ambientes que descrevem as fases da fragmentação da luz e a sua transformação em som.
Instalação 1 @ Jardim da Cordoaria: KALEIDOTREE by Openfield
Kaleidotree recorre ao efeito caleidoscópio para transformar a luz através da sua quebra e com isso criar um ambiente de fantasia.
Instalação 5 @ Estação de São Bento: WHEELS
Da autoria de Isabel Barbas e da Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas, CRL, Wheels é uma das instalações: os seus motivos circulares aludem ao movimento da passagem de um comboio. A peça ilumina-se através da reflexão de focos de luz (flashes, faróis, etc.) nas bandas refletoras. Sete círculos de cor fluorescente celebram os Cem Anos da Estação.
Instalação 4 @ Largo dos Lóios: START
Start explora a escala urbana e novos enquadramentos sobre o edificado do Largo dos Lóios. É uma peça de Diogo Aguiar Studio, simultaneamente abstrata e figurativa e a sua formalização resulta da subdivisão geométrica de um icosaedro em vinte partes iguais.
maravilloso